A Natura assumiu o compromisso de ser uma empresa regenerativa até 2050. A companhia adotou o termo como forma de ressaltar que é necessário restaurar o estado atual dos ecossistemas, de acordo com o CEO João Paulo Ferreira. A empresa anunciou os seus compromissos no documento Visão 2050 nesta sexta-feira, 4.
“Para nós isso significa que vamos gerar resultados financeiros positivos. E também ambientais, humanos e sociais”, afirma Ferreira. O executivo diz que a Natura tem objetivo de que produzir um valor econômico para a sociedade que seja maior que o valor financeiro da companhia.
A empresa amplia os compromissos com práticas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês) que havia estabelecido para 2030. Ferreira ressalta que a decisão foi de subir a régua justamente no momento em que parte do setor privado está voltando atrás – em consequência da crítica de governos às ações sustentáveis. “Acreditamos que, com esse compromisso, empresa será mais longeva.”
O Visão 2050 traz os compromissos da Natura em relação aos produtos, fornecedores, colaboradores, rede de venda por relações, marcas e investidores nos próximos 25 anos.
Angela Pinhati, diretora de sustentabilidade e regeneração da Natura, aponta que atualmente 130 fornecedores da empresa são comprometidos com as metas de regeneração. Para 2050, o objetivo é ter 100% da cadeia com emissões de carbono neutralizadas (net zero).
A empresa também pretende entregar rastreabilidade total na cadeia de produção de todos os seus produtos, além de 100% dos plásticos com origens renováveis e compostáveis.