Após registrar baixo crescimento na divisão automotiva em 2024, a mais importante da empresa, a Porto (ex-Porto Seguro), traçou uma estratégia para contornar dois dos principais desafios previstos para 2025: a taxa de juros, que deve chegar a 15% em maio, quando haverá uma nova reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) e a inflação: investir em produtos segmentados e na expansão da empresa para Estados em que tem menor atuação, afirmou Celso Damadi, CFO da companhia, em entrevista ao Estadão RI.
O executivo prevê uma venda menor de carros zero nos próximos trimestres e uma desaceleração do mercado de trabalho, o que traria pressão não só para a carteira de carros, mas também à de saúde. Além disso, a inflação e as variações do câmbio impactam nos custos da unidade de negócios automotivos. “Percebemos uma alta nos preços das peças de automóvel, especialmente a dos importados, que aumenta o custo de reparação dos veículos”, explica Damadi.
O CFO da Porto, no entanto, destaca que a “venda de carros usados continua muito forte” e que ainda há espaço para crescer. “A gente ainda tem boas oportunidades de crescimento da frota segurada com o Azul (produto oferecido como assinatura), por exemplo, que atende a um público que não faz seguro no Brasil”, avalia. “Também temos oportunidades de crescimento regional, especialmente no Sul e em Minas Gerais. A Porto ainda não tem nesses Estados o mesmo tamanho que tem em São Paulo ou no Rio de Janeiro”, avalia o executivo.
Segundo Damadi, a companhia vai buscar oferecer soluções cada vez mais personalizadas para que essa estratégia dê resultados. “Principalmente no automóvel, temos que oferecer produtos compatíveis com o bolso de cada brasileiro. Com isso acho que temos uma oportunidade de voltar a crescer nessa unidade já em 2025”, diz.
Outro reforço será feito junto aos corretores, especialmente nos Estados onde a Porto está menos presente. “Estamos fomentando esse canal para que os corretores aproveitem o ecossistema da companhia para vender mais dos nossos produtos”, diz. Segundo o CFO, foi direcionamento semelhante que ajudou a empresa a “registrar crescimento de dois dígitos nos segmentos empresarial e residencial”.
4T24
A Porto teve lucro líquido recorren1te de R$ 710 milhões no quarto trimestre de 2024, 3% maior que o do mesmo período de 2023. No ano de 2024, o lucro da companhia foi de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 18% em relação ao resultado de 2023.
Em seguros, a emissão de prêmios pela Porto teve alta de 4,6% em relação ao último trimestre de 2023, para R$ 5,361 bilhões, com maior expansão nas linhas de patrimonial (+14%) e vida (+10%). No automotivo, principal produto, a receita subiu 2%, e a frota segurada teve alta de 1%, diante de uma estratégia de preservação de margem.