A Trisul registrou lucro líquido de R$ 174,8 milhões em 2024, crescimento de 34,3% em relação a 2023, com margem líquida de 13% no período, informou a empresa em seu balanço. No quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido reportado foi de R$ 73 milhões.
A companhia destacou que atingiu recorde histórico de vendas em um único ano e no quarto trimestre de 2024. As vendas brutas cresceram 42,3% em relação ao ano anterior, totalizando R$ 1,8 bilhão, enquanto as vendas líquidas tiveram alta de 44,2% na comparação anual, atingindo R$ 1,7 bilhão.
De acordo com a companhia, o bom resultado reflete a venda de estoques. “O crescimento mais acelerado das vendas líquidas em relação às vendas brutas reflete que o aumento das vendas superou a proporção dos distratos nesses períodos. As vendas ao longo de 2024 resultaram em uma redução de 16,4% nos níveis de estoque em comparação ao término de 2023”, afirmou a Trisul em seu release de resultados.
“Com isso, a Trisul alcançou uma velocidade de vendas sobre oferta (VSO) de 48,7% em valor geral de vendas (VGV) no acumulado anual, enquanto no 4T24 a companhia registrou um VSO de 29,6% em VGV, apresentando um dos melhores índices do mercado”, acrescentou a empresa.
A Trisul lançou cinco empreendimentos em 2024, sendo dois no segmento econômico, com VGV de R$ 187 milhões; dois no segmento de alto padrão, com VGV de R$ 924 milhões; e um no segmento de médio padrão, com VGV de R$ 230 milhões.
“No alto padrão, o The Rose, lançado em outubro, destacou-se com um VGV de R$ 754 milhões e uma impressionante velocidade de vendas. No 4T24, além do The Rose, lançamos o Aire Alto de Pinheiros, um projeto de alto padrão com VGV de R$ 170 milhões”, destacou a companhia.
A empresa também ressaltou a recuperação de margem durante o ano. No 4T23, a margem bruta foi de 22,3%, enquanto no 4T24 o indicador foi de 30,5%, incremento de 8,3 pontos percentuais (p.p.).
Em dezembro de 2024, o endividamento líquido da companhia registrou R$ 371,9 milhões, e a relação dívida líquida/patrimônio líquido (PL) atingiu o patamar de 25%, representando uma redução de 23,8 p.p. em comparação ao mesmo período do ano anterior e 12,4 p. p. em relação ao 3T24.
Para 2025, a Trisul afirma que continuará focando nos segmentos de alto padrão e econômico e prevê a comercialização de seis empreendimentos, totalizando um VGV de R$ 1,5 bilhão.