Os resultados das empresas de capital aberto listadas na B3 foram mais positivos que o esperado, afirmou a XP Investimentos. Entre as empresas cujos balanços foram analisados pela instituição, “34% superaram as estimativas de receita, 14% ficaram aquém e 52% ficaram em linha das projeções dos nossos analistas”.
Quanto ao Ebitda (lucros operacionais), 32% superaram as expectativas, 56% vieram em linha, e 11% ficaram abaixo. Olhando para o lucro líquido reportado, 49% superaram nossas estimativas, 28% ficaram em linha e 21% ficaram aquém.
Analisando o crescimento ano a ano (A/A), a XP observou nos balanços uma recuperação nos últimos trimestres. Em relação ao terceiro trimestre de 2023, as companhias sob cobertura da XP apresentaram um crescimento de receita e Ebitda consolidados de 12,1% e 15,5%, respectivamente.
Companhias financeiras e dos setores de commodities e financeiras reportaram um crescimento de lucros de dois dígitos. Quanto ao Ibovespa, as receitas e o Ebitda cresceram 7,1% A/A e 11,7%, respectivamente, enquanto os lucros contraíram 4,5%. Outros setores que se destacaram positivamente foram: construtoras de baixa renda, imobiliários e shoppings.
https://www.estadao.com.br/tudo-sobre/shopping-center
“Olhando para frente, continuamos vendo as expectativas de lucros pelo consenso sendo revisadas para cima. Desde o começo da temporada em outubro, as projeções de lucro por ação para 2024 e 2025 têm sido revisadas para cima para 2,6% e 1,0%, respectivamente.