Menu

Varejo

Atacadão na França: Carrefour avalia novas unidades no país

Público ‘já tem demonstrado bastante interesse’ por loja em Aulnay-sous-Bois

Loja do Atacadão na cidade de Aulnay-sous-Bois, nas imediações de Paris, França (foto: divulgação)

A abertura da primeira loja do Atacadão, bandeira de atacarejo do grupo Carrefour na França, em junho passado, foi considerada um “sucesso fenomenal” por veículos de imprensa francesa e mostra que há espaço para a inauguração de novas unidades do hipermercado na Europa. “Nossa ideia não é ficar neste piloto, mas, claro, ainda é momento de avaliação”, afirmou Stéphane Maquaire, CEO do Carrefour no Brasil, ao Estadão RI.

“É uma loja muito recente, mas que já tem demonstrado bastante interesse. No Brasil, uma loja do Atacadão leva, em média, 3 anos para atingir a maturidade de vendas”, acrescentou o executivo.

Durante o lançamento do atacarejo na França, Maquaire disse, por meio de nota, que “a chegada do Atacadão à Europa é um marco importante para o grupo Carrefour, pois os franceses terão acesso a um formato que os atende de maneira eficiente ao proporcionar uma opção de compra de qualidade e com preços competitivos para abastecerem suas casas ou seus negócios”.

Segundo a empresa, a primeira unidade do Atacadão na Europa vai gerar entre 200 e 230 empregos diretos e indiretos, possui 10 mil m² de área de vendas e contará com 13 mil itens, incluindo as marcas líderes de mercado francês nos setores de alimentos frescos e selecionados de hortifruti, bem como itens de mercearia, bebidas, cuidados pessoais e limpeza, padaria, açougue e frios fatiados.

Vale lembrar que o Atacadão já está presente no Marrocos com 15 lojas por meio do modelo de franquia, em uma parceria com o Grupo LabelVie, que também é parceira nessa primeira loja do Atacadão na Europa.

Recepção

Localizada na cidade de Aulnay-sous-Bois, nas imediações de Paris, a unidade da rede viralizou em redes sociais, onde os compradores se mostram fascinados com o modelo de atacarejo e destacam a economia ao comprar produtos a preços baixos em grandes quantidades.

Uma dona de casa identificada apenas como Nadia, por exemplo, comprou 30 kg de açúcar de uma vez. “Bolos, sobremesas… usamos o tempo todo e não estraga, então eu comprei para mim, mas também para minha irmã e minha mãe”, disse ela ao jornal Le Parisien. Como a dona de casa comprou mais de 10 kg, o pacote de 1 kg saiu a 1,09 euro (R$ 6,70), em vez de 1,19 euro (R$ 7,40), caso ela tivesse comprado apenas um pacote.

Outro cliente destacou a variedade de produtos encontrados na primeira unidade francesa do Atacarejo e, também, ressaltou a economia ao comprar vários itens. “Estoco e antecipo os itens que mais uso no dia a dia, muito prático”, afirmou um comprador chamado Nelson, que postou um vídeo de sua visita na rede social TikTok.

@nelson_mrq Publicité – Les bons plans les plus simples sont les meilleurs 🙂‍↕️ @AtacadaoFrance #nelson_mrq #bonplan #courses #etudiant #fyp #atacadaofrance #prixexceptionnels #bonsplans #CapCut ♬ son original – N E L S O N

Desafios

A boa recepção dos clientes ao formato atacarejo na França pode ajudar a quebrar algumas barreiras encontradas pelo Carrefour. Antes de inaugurar a unidade de Aulnay-sous-Bois, a companhia havia anunciado, em 2022, que iria abrir seu primeiro Atacadão no país em 2023, na cidade de Sevran, também nos arredores de Paris.

O formato, porém, não foi bem-visto por políticos locais, incluindo o prefeito de Sevran, que foi contra a abertura do atacarejo no município. Ele alegou que a instalação da unidade do Atacadão reforçaria a imagem de que Sevran é uma “cidade pobre” e que a loja iria prejudicar o comércio local — a pressão fez o Carrefour buscar uma alternativa em Aulnay-sous-Bois.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas