Menu

Opinião

Porto Serviço busca liderar mercado de R$ 10,4 bilhões

Prestação de serviços para público B2B e B2C é aposta do Grupo Porto

Lene Araújo, da Porto Serviço: "ampliamos a experiência de contratação e pós-venda com foco em conveniência" (foto: divulgação)

Há 30 anos na Porto, atuando em áreas de operação, assumi recentemente a liderança da Porto Serviço, nova unidade de negócio da Porto que contempla serviços para o carro, como guincho, chaveiro, carga ou troca de baterias, entre outros; para residências e empresas, como elétrica, hidráulica, consertos de eletrodomésticos, manutenção de ar-condicionado, entre outros, e assistências para toda a família.

A prestação de serviços da Porto já existe há muitos anos, mas desde o ano passado, foi consolidada no mercado como uma nova unidade de negócios da Porto Holding, surgindo então a Porto Serviço. Este movimento envolveu a aquisição da CDF, empresa que oferecia serviços por meio de parcerias com varejistas, telecom, utilities, entre outros.

A Porto Serviço iniciou suas operações com três caminhos para geração de receitas: aquisição de empresas (M&As), novas parcerias estratégicas para atender clientes de outros segmentos, e atuação no B2C, atendendo diretamente o consumidor final. Atualmente, oferece serviços emergenciais e preventivos, até para quem ainda não é cliente Porto, e se destaca pela confiança adquirida em quase 8 décadas de história.

Em dezembro de 2021, conduzimos uma pesquisa de mercado que constatou que 60% das pessoas contratam prestadores de serviços autônomos. Os quatro fatores de decisão na contratação são rapidez, garantia, preço e recomendação de prestadores especializados, drivers que impulsionaram a criação da Porto Serviço, reunindo esses itens em uma empresa reconhecida pela sua confiabilidade.

Como estratégia, foram avaliados dados de mercado do setor de serviços. Como resultado, chegamos a uma estimativa de tamanho do mercado endereçável da Porto Serviço de R$ 10,4 bilhões, sendo R$ 3,4 bilhões em serviços de mobilidade e R$ 6,6 bilhões em serviços para residências e empresas. Em 2023, foram prestados 5,14 milhões de serviços, mais de 13 mil por dia. No primeiro trimestre de 2024, registramos 1,2 milhão de atendimentos, R$ 612,4 milhões em receitas e R$ 112,5 milhões de EBITDA.

Para continuar crescendo, estamos ampliando a experiência de contratação e pós-venda com foco em serviços de conveniência, com qualidade e garantia. Os serviços podem ser contratados via corretor ou pelo e-commerce, explorando o ecossistema Porto e mapeando oportunidades de venda durante a jornada de navegação.

R$ 5 bilhões em serviços

A Porto Serviço surgiu, inicialmente, para complementar o negócio da seguradora e justificar os prêmios pagos por clientes que não acionavam o seguro. Ao longo de três décadas, construímos uma extensa rede com 13 mil prestadores e, no ano passado, movimentamos mais de R$ 5 bilhões em serviços. A operação ganhou vida própria, visando atender também quem ainda não é cliente Porto. Assim, desde dezembro de 2023, funciona como uma empresa independente dentro do grupo Porto.

No último trimestre, 78,6% do faturamento veio da prestação de serviços para segurados da Porto. Mais de 20% das receitas, aproximadamente R$ 128,7 milhões, vieram de parcerias estratégicas com grandes varejistas, montadoras e locadoras. No modelo B2C, a contribuição foi de R$ 2,6 milhões, com investimentos em canais digitais e vendas em condomínios residenciais. Potenciais operações de M&A também são consideradas para impulsionar o crescimento.

Recentemente, fizemos um pedido de registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para uma possível abertura de capital no futuro. Este movimento faz parte da reorganização do grupo Porto, iniciada em 2022. Tratando cada unidade como um negócio, a governança e a dedicação são mais exclusivas para cada uma.

Embora desejemos impulsionar negócios fora do escopo de seguros, os 17 milhões de clientes e mais de 37 mil corretores da Porto são um apoio essencial para o nosso crescimento. Corretores ganham comissão por vendas de produtos da Porto Serviço, e podem expandir a consultoria já prestada aos clientes. A criação da unidade de negócio de serviços é uma investida estratégica da Porto para ser um porto seguro para as pessoas e seus sonhos, oferecendo conforto e tranquilidade para todos os clientes, sejam eles atuais ou futuros. Afinal, Todo Cuidado é Porto.

*Lene Araújo é CEO da Porto Serviço

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas