A produção de minério de ferro da Vale no segundo trimestre deste ano aumentou 2,4% em relação ao mesmo período de 2023, alcançando 80,598 milhões de toneladas (mt). Na comparação com o trimestre anterior, a produção de minério avançou 13,8%, informou a mineradora em seu relatório de produção e vendas divulgado na terça-feira, 16, à noite.
A Vale destacou um aumento nas vendas durante o segundo trimestre de 2024. No período, a empresa comercializou 79,792 milhões de toneladas da commodity, alta de 7,3% na comparação anual e avanço de 25% no intervalo trimestral.
Segundo a Vale, o trimestre foi marcado por um aumento significativo nas vendas de minério de ferro, impulsionado por um desempenho consistente do S11D, alcançando recorde de produção para um segundo trimestre.
As vendas de finos atingiram 68,512 milhões de toneladas, aumento de 8,2% ante o mesmo período do ano passado e avanço de 30,4% na comparação sequencial.
Já as vendas de pelotas aumentaram 0,6% na comparação anual e diminuíram 3,9% no intervalo trimestral, para 8,864 milhões de toneladas, enquanto a produção de pelotas foi de 8,895 milhões de toneladas, recuo anual de 2,4%.
Desempenho “decente”
Na avaliação da XP Investimentos, o desempenho operacional reportado pela Vale no segundo trimestre do ano foi “decente”, apresentando um aumento de 8% nos embarques de minério de ferro em relação ao ano anterior.
Esse crescimento foi impulsionado por uma produção 2% maior e pelo uso de estoques, o que contribuiu para diminuir a diferença entre produção e vendas no período.
Em relatório, os analistas Lucas Laghi, Guilherme Nippes e Fernanda Urbano destacaram que os dados operacionais indicam um aumento em relação às projeções iniciais da empresa, que estimava um Ebitda ajustado de US$ 4,2 bilhões para o segundo trimestre.
Ainda no reporte, a Vale adiantou o seu guidance (projeções), projetando que a produção de minério de ferro no segundo semestre de 2024 alcançará cerca de 95% do limite superior de sua previsão.