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Papel e Celulose

Suzano adquire plantas da Pactiv Evergreen

O preço de aquisição é de US$ 110 milhões a ser pago à vista, em dinheiro

Com aquisição, Suzano entrará no mercado norte-americano de papelcartão (foto: Adobe Stock)

A Suzano assinou, por meio de uma subsidiária, acordo com Pactiv Evergreen Inc. e suas afiliadas para aquisição da totalidade dos ativos que compõem as plantas integradas de fabricação de papelcartão revestido e não revestido. O preço de aquisição é de US$ 110 milhões a ser pago em dinheiro, à vista, no fechamento da operação.

As plantas estão localizadas nas cidades de Pine Bluff (Arkansas) e e Waynesville (North Carolina), ambas nos Estados Unidos, com capacidade total integrada de aproximadamente 420 mil toneladas métricas por ano de papelcartão.

A conclusão da operação, segundo a Suzano, está sujeita à verificação de condições precedentes, incluindo a aprovação por autoridade concorrencial estrangeira.

A operação está “alinhada à avenida estratégica de longo prazo da Suzano de avançar nos elos da cadeia, sempre com vantagem competitiva e proporcionando à companhia a entrada no mercado norte-americano de papelcartão com competitividade e escalabilidade.

Avaliação

O Citi avalia que a aquisição dos ativos integrados de papel cartão da Pactiv Evergreen pela Suzano, por US$ 110 milhões em dinheiro, pode significar uma volta da estratégia da Suzano para uma diversificação de menor/médio porte em downstream (abastecimento) e diferentes geografias, o que é visto pelo banco como “menos arriscado” e pode ser “bem-vindo pelos investidores”.

O analista Stefan Weskott afirma, em relatório enviado a clientes, que a transação é “facilmente gerenciável” no balanço patrimonial da Suzano, correspondendo a cerca de 1% do valor de mercado da companhia, e marca a entrada da empresa no mercado norte-americano de papel cartão.

“A capacidade integrada total [dos ativos da Pactiv] está em 420 mil toneladas por ano (ktpa) dedicada a embalagens líquidas e papel para copos, e posicionará a Suzano como líder do segmento com cerca de 23% de participação nos EUA”, acrescenta Weskott.

 

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