Menu

Varejo

Iguatemi e BB Premium Malls compram metade do Shopping Riosul

O investimento da Iguatemi na operação será de, aproximadamente, R$ 360 milhões

Iguatemi será contratada como administradora do Shopping Riosul (foto: Adobe Stock)

A Iguatemi celebrou um acordo com a Combrashop, dona de 46% do Shopping RioSul, para participar do investimento destinado à aquisição de totalidade das ações da Brasc (veículo da canadense Brookfield), que, possui 54% no empreendimento. As informações constam em fato relevante.

A Combrashop decidiu exercer o direito de preferência sobre a fatia que a Brookfield está se desfazendo. A Iguatemi participará da operação em conjunto com o fundo de investimento imobiliário BB Premium Malls.

A companhia e o fundo farão a subscrição de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) de emissão de uma sociedade da qual a Combrashop detém a totalidade das quotas representativas do seu capital social. Os recursos serão destinados pela Combrashop à aquisição das ações da Brasc.

Após a conclusão da operação e o cumprimento de determinadas etapas previstas, as participações das partes observarão as seguintes proporções do empreendimento: Combrashop (50,1%), Iguatemi (16,6%) e BB Premium Malls (33,3%).

A Iguatemi também informou que será contratada como administradora do Shopping Riosul.

O investimento da Iguatemi na operação será de aproximadamente R$ 360 milhões, sendo 70% do valor à vista e o restante em duas iguais parcelas anuais corrigidas a CDI, o que representa um cap rate de entrada de 7,7% sobre o resultado operacional (NOI) estimado de 2024.

Considerando as receitas oriundas da administração do empreendimento, líquidas de impostos, estima-se um cap rate implícito de 11,0% e uma TIR de 17,1% para o investimento.

A conclusão da operação deverá estar condicionada a determinadas condições precedentes, tais como a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A oportunidade de investimento no Shopping Riosul está alinhada à estratégia da Iguatemi de estar presente nas principais propriedades, nos mercados mais importantes do País, fortalecendo o seu portfólio de ativos”, descreveu a companhia no comunicado.

“Uma vez concluída essa operação, a Iguatemi adicionará ao seu portfólio a participação em um dos shoppings mais relevantes do País, na cidade do Rio de Janeiro, que representa o segundo maior PIB do Brasil”, emendou.

O Shopping Riosul foi o primeiro shopping construído no Rio de Janeiro, há mais de 40 anos. Localizado a menos de 15 minutos do aeroporto, no bairro de Botafogo, um dos principais bairros do Rio, o empreendimento reúne diversas marcas, serviços e opções gastronômicas em 52 mil m² de área bruta locável (ABL). O seu entorno é altamente qualificado sendo 81% dos domicílios nas classes A/B e renda média duas vezes maior que a cidade.

A Iguatemi destacou que, nos últimos anos, o empreendimento apresentou uma performance financeira robusta, com crescimento anual de dois dígitos na receita líquida entre 2021 e 2023, fruto de um mix diversificado de lojas, serviços e entretenimento e ótimos indicadores.

Iguatemi será contratada como administradora do Shopping Riosul (foto: )

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas