Menu

Telecomunicações

Oi vai vender operação de banda larga em 17 de julho

Potenciais interessados na Oi Fibra vão competir através de propostas fechadas

Venda da Oi Fibra poderá ocorrer inteira ou fatiada (foto: Adobe Stock)

A Oi anexou ao seu processo de recuperação judicial a minuta do edital para a venda da sua operação de banda larga, a Oi Fibra. A transação será realizada por meio de processo competitivo entre os potenciais interessados, na modalidade de propostas fechadas, acompanhadas pelo juízo e pelos administradores judiciais do processo.

O Broadcast teve acesso ao documento juntado ao processo e que ainda não é público. A abertura das propostas ocorrerá em audiência programada para 17 de julho, segundo fontes. Já o edital definitivo deve sair nos próximos dias.

“A empresa apresenta a minuta, pois é cumprimento do processo. E então o cartório tem que tomar as providências para complementar as informações faltantes, certificar o valor das custas, intimar a Oi a pagar; e então o cartório envia para a imprensa oficial para publicação”, explicou uma fonte envolvida nas tramitações. Procurada, a Oi não comentou.

A minuta do edital confirmou que a venda da Oi Fibra poderá ocorrer inteira ou fatiada. O modelo separa os ativos de acordo com cada uma das regiões do País: Sul, Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste.

O comprador que fechar negócio vai levar todos os ativos que integram a operação da Oi no segmento de banda larga via fibra ótica, onde conta com cerca de 4 milhões de clientes. O pacote inclui a base de assinantes, os equipamentos, os sistemas e plataformas da operação, contratos com fornecedores, incluindo aí o acordo que a Oi detém com a V.tal para uso das redes de fibra ótica.

Conforme já divulgado, a Oi espera receber o valor mínimo de R$ 7,3 bilhões pela sua operação de banda larga, à vista, em dinheiro – o que exclui eventuais propostas de troca de ativos. Caso surjam propostas abaixo desse valor, a Oi precisará do aval dos credores para prosseguir na venda.

Segundo a minuta, os interessados em participar do processo competitivo deverão manifestar seu interesse no prazo de sete dias úteis contados da publicação do edital. Ou seja, o prazo ainda não está correndo, pois só há uma minuta do edital até o momento.

O presidente da Oi, Mateus Bandeira, afirmou na última teleconferência de resultados, em maio, que a venda da Oi Fibra (chamada de unidade produtiva ClientCo no plano de recuperação judicial) é uma das prioridades do grupo no curto prazo. “A venda da UPI ClientCo é um dos principais objetivos dos próximos meses”, disse. Para facilitar o negócio, a direção concordou em fatiar a Oi Fibra em até cinco lotes regionais. “É um ativo com 4 milhões de casas conectadas e deve trazer alto valor para o seu comprador”, disse, na ocasião.

Até aqui, a Oi Fibra atraiu o interesse de provedores regionais de banda larga, entre os quais Alares, Alloha, Ligga, Vero e Sky. As grandes teles – Vivo, TIM e Claro – vinham demonstrando mais cautela.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas