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Setor financeiro

Itaú e Bradesco anunciam ações no Rio Grande do Sul

Bancos vão renegociar dívidas e reforçar atendimento aos clientes

Vista de alagamento na região da rodoviária, a partir do viaduto Conceição, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no domingo, 5 (foto: Gilmar Alves/ASI/Estadão Conteúdo)

O Itaú mobilizou sua equipe para contatar clientes corporativos nas regiões mais atingidas pelas chuvas no Rio Grande do Sul para entender individualmente suas necessidades. O banco também reforçou o atendimento em suas centrais e canais digitais para todos os clientes, pessoas físicas e jurídicas.

Dentre as medidas especiais a clientes corporativos, estão a suspensão de mensalidades e tarifas de conta corrente por pelo menos três meses; repactuações de parcelamentos (pular parcelas) para clientes que precisarem; manutenção de limites de crédito e disponibilização de linhas especiais; facilitação da abertura de sinistros de seguros de vida ou patrimoniais para pessoas e empresas. Para clientes em atraso antes da tragédia, haverá a suspensão temporária de cobranças.

Segundo o Itaú, a situação da região Sul está sendo monitorada diariamente, e novas medidas podem ser implementadas de acordo com a necessidade.

O banco disse ainda estar em contato com governos locais para que a recuperação das comunidades afetadas aconteça o mais brevemente possível. “O Itaú Unibanco expressa sua solidariedade aos moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas chuvas e informa que acionou seus protocolos de ajuda emergencial para acolher clientes e colaboradores e apoiar governos e a população da região”, escreveu o banco, em comunicado.

Bradesco

Já o Bradesco vai oferecer condições especiais em renegociações de dívidas aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Elas incluem prazos de carência de até 180 dias para clientes pessoas físicas e jurídicas que precisarem renegociar o pagamento de linhas de crédito como capital de giro, crédito pessoal e crédito direto ao consumidor.

O banco também poderá postergar por até 30 dias o pagamento destas linhas para os clientes da região, caso necessário. Além disso, irá suspender o sistema de cobrança feito por SMS, WhatsApp e telefone pelo prazo de 30 dias para clientes inadimplentes.

Em outra frente, a Bradesco Seguros anunciou uma operação de emergência de tratamento de sinistros. A iniciativa da companhia visa amenizar os danos causados pelos eventos climáticos aos segurados. Trata-se de uma força-tarefa, mobilizada em caráter especial e com contingente reforçado para atender aos segurados da melhor forma possível.

Até o momento, a companhia está com guinchos e carros de apoio à população. Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Caxias do Sul e Porto Alegre são os municípios com mais chamados para a seguradora, que reforçou a equipe de atendimento.

O Bradesco também ofereceu uma conta para receber doações. O montante arrecadado será exclusivamente destinado à região, com prestação de contas.

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