Menu

Setor financeiro

XP Inc: Victor Mansur será novo CFO

Executivo assumirá o cargo em 1º de agosto

XP também anunciou mudanças na composição do conselho (foto: Adobe Stock)

A XP Inc anunciou hoje a nomeação de Victor Mansur para o cargo de diretor Financeiro a partir de 1º de agosto de 2024, sucedendo Bruno Constantino. Além disso, a empresa anunciou mudanças na composição do conselho, com o aumento do número de membros independentes.

Em comunicado ao mercado, a empresa destaca que Constantino trabalhará em estreita colaboração com Mansur para garantir uma transição tranquila. Constantino também continuará apoiando a XP em uma função consultiva por um período de 12 meses após a transição e permanecerá como membro do conselho de administração da XP.

Atualmente, Mansur atua como vice-diretor Financeiro da XP. O executivo ocupou diversos cargos seniores desde que ingressou na empresa em 2012. Ele é membro da equipe de Finanças e já atuou como diretor executivo; chefe da Tesouraria; e head de Estruturação, Comercialização e Vendas.

“Seu profundo conhecimento de nossa estratégia e operações, bem como a experiência que adquiriu supervisionando grande parte das atividades diárias do nosso departamento financeiro nos últimos anos, fazem dele uma escolha natural para assumir a função de CFO”, afirma o CEO da XP, Thiago Maffra, sobre Mansur.

Conselho

A XP anunciou ainda uma série de mudanças em seu conselho de administração com o objetivo de aumentar a capacidade do colegiado de fornecer supervisão independente e aconselhamento estratégico.

“Estas alterações incluem a criação de um conselho majoritariamente independente através da adição de novos administradores independentes com experiência em áreas críticas como gestão de risco, crédito, banca e pessoas; a formação de dois novos comitês do Conselho e a reestruturação dos comitês existentes”, afirma a empresa.

A XP espera que quatro novos conselheiros independentes sejam eleitos na próxima Assembleia Anual de Acionistas, marcada para 24 de maio de 2024. Os atuais conselheiros Independentes Luiz Felipe Calabró, Frederico Carvalho, Cristiana Pereira, juntamente com o Conselheiro não independente Fabrício Almeida, renunciaram ao colegiado.

Para as novas vagas abertas, todos os membros do conselho de administração teriam se candidatado na assembleia geral anual de acionistas da Empresa de 2024.

Contudo, os indicados para o conselho de administração não serão eleitos em conjunto como nos anos anteriores. Em vez disso, os acionistas terão o direito de eleger os diretores individualmente, de acordo com as melhores práticas de governança corporativa.

“Após estas alterações, o conselho de administração continuará a ser composto por nove membros, cinco dos quais serão administradores independentes. A Empresa acredita que a transição do conselho para um conselho majoritariamente independente é do melhor interesse dos acionistas. A maioria dos diretores independentes também é consistente com as diretrizes da NASDAQ e com a maioria das políticas de voto por procuração”, segundo comunicado.

Sujeito à aprovação pelos acionistas na Assembleia Geral da nomeação de cada um dos conselheiros indicados, o Conselho espera que os comitês sejam compostos da seguinte forma: Auditoria, com Oscar Rodriguez, João Teixeira, e José Acar; Compensação, Nomeação de pessoas e Governança, com Melissa Werneck, Guilherme Benchimol, e Gabriel Leal.

Para Riscos, Crédito e ESG, Oscar Rodriguez, Bernardo Amaral, e Bruno Constantino. E para Desempenho e Gerenciamento, Guilherme Benchimol, Bruno Constantino, Gabriel Leal, João Teixeira, e José Acar.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas