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Transporte e Logística

Movida: divisão Rent-a-Car é ‘prioridade nº1’ em 2024

Objetivo é recomposição do preço das diárias de aluguel

Movida teve lucro líquido de R$ 21 milhões no 1º bimestre de 2024 (foto: Adobe Stock)

Aumentar a rentabilidade da divisão de aluguel de carros é “prioridade” para a Movida em 2024, afirmou nesta terça-feira, 26, Gustavo Moscatelli, CEO da empresa que faz parte do grupo Simpar. “A recomposição do preço da diária do Rent-A-Car (RAC) é a nossa prioridade número 1 para 2024”, afirmou Moscatelli

Essa divisão da Movida (a empresa também atua com gestão e terceirização de frotas e vendas de veículos seminovos) foi bastante impactada nos últimos anos por fatores como o aumento do preço dos automóveis e a falta de reajuste no preço das diárias. A companhia registrou prejuízo líquido ajustado de R$ 104,5 milhões em 2023.

“Se você observar o preço do carro, a base inflacionária do ativo teve uma evolução muito grande nos últimos dois anos. Mas a tarifa do setor também não teve essa recomposição”, afirmou o CEO da Movida durante teleconferência de apresentação de resultados da empresa a analistas.

Segundo Moscatelli, o reajuste das tarifas também vai permitir que a companhia obtenha melhor retorno sobre o investimento feito na frota da Movida, que somava cerca de 113 mil veículos no fim de 2023.

“A recomposição do preço que estimamos levará ao yield (taxa de retorno) mensal do RAC, atualmente em 3,7% ao mês, para 4,2% ao mês. Essa iniciativa deve trazer aproximadamente R$ 387 milhões de receita ao ano com o mesmo capital investido e mudar o patamar de rentabilidade do negócio”, explicou o CEO da companhia.

Ajustes

Para conseguir esse resultado, o executivo destaca que a Movida adotou várias medidas importantes ao longo de 2023. Uma delas foi o desenvolvimento e implementação de uma nova ferramenta de precificação da frota, que reflete melhor o investimento feito pela companhia nos veículos.

Moscatelli também destaca que as condições na aquisição de veículos melhoraram no último trimestre de 2023. “Reduzimos em 7% nosso ticket médio de compra de carros no RAC, que chegou em R$ 79 mil em 2023 versus R$ 85 mil em 2022”, disse.

“Isso mostra que a gente focou bastante em todas as etapas do ciclo do ativo para extrair valor. Principalmente no RAC, que o giro é a principal fonte de rentabilidade do negócio. Você ter prazos mais elásticos com as montadoras ajuda muito na rentabilidade e no custo de caixa da empresa”, afirmou o CEO.

Com essas medidas, a Movida obteve um incremento de 0,4 ponto percentual no yield mensal: no quarto trimestre de 2022, esse indicador era de 3,3%; ao fim de 2023, o yield mensal já havia subido para 3,7%. E, embora o objetivo seja elevar essa taxa para 4,2% ao mês, o executivo acredita que o resultado possa ser ainda melhor ao longo do ano.

“O potencial que pode ser capturado através do preço e da ocupação da nossa frota possa nos levar para níveis próximos de 4,6% de yield mensal. Estamos confiantes que, após todas as melhorias de processos, inteligência operacional da frota e sistemas que desenvolvemos no ano passado, servirão como base para alcançarmos nossos objetivos”, indicou Moscatelli.

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