A Positivo Tecnologia reportou lucro líquido de R$ 192,2 milhões no quarto trimestre de 2023. O valor representa um crescimento de 40,4% ante igual intervalo de 2022. No consolidado, o lucro líquido de 2023 chegou a R$ 250,9 milhões, um recuo anual de 18,1%.
Entre outubro e dezembro, o Ebitda da empresa somou R$ 261,3 milhões, avanço de 8,2% ante mesmo período de 2022. Já a margem Ebitda foi de 16,1%, queda de 3 pontos porcentuais (p.p.) na mesma base de comparação.
A empresa afirma que o maior Ebitda no período, apesar da menor margem bruta, reflete as menores despesas operacionais, em virtude dos ganhos registrados na linha de Outras receitas operacionais (maior crédito financeiro advindo do maior faturamento registrado em Ilhéus).
Já a receita líquida da Positivo chegou a R$ 1,620 bilhão no quarto trimestre do ano passado, alta de 27,9% sobre o mesmo período de 2022.
O endividamento líquido da empresa finalizou o quarto trimestre em R$ 824,7 milhões, montante 25,4% menor que um ano antes. O índice de alavancagem (endividamento líquido/Ebitda LTM) da empresa foi de 1,5 vez ao fim do quarto trimestre de 2023, com redução de 0,1 vez quando comparado com o mesmo período do ano anterior, beneficiado pela menor dívida líquida.
A Positivo relata também que reportou geração de caixa operacional de R$ 116 milhões no último trimestre do ano passado, ajudada pelo menor capital de giro apesar da sazonalidade desfavorável do período. Em 2023, a empresa gerou R$ 541 milhões de caixa operacional.
Segmentos de negócio
A unidade de vendas no varejo (Consumer) da Positivo encerrou o quarto trimestre com receita bruta de R$ 320 milhões, representando um crescimento de 4% em relação ao quarto trimestre do ano anterior.
“Este crescimento ocorreu em um ano marcado pelo contexto macroeconômico desafiador, que resultou em uma crise de crédito e levou os varejistas a reduzirem significativamente seus dias de estoque”, afirma a Positivo em release de resultados.
Segundo a companhia, esse desempenho foi impulsionado pelo êxito da linha Infinix e pela notável performance dos novos tablets Positivo e Vaio, os quais superaram as expectativas.
Já no segmento Commercial, que inclui o que é vendido para empresas, bem como para instituições públicas e privadas, a Positivo alcançou uma receita bruta de R$ 849 milhões entre outubro e dezembro, recuo de 15% no ano contra ano.
A queda é explicada, principalmente, pela receita proveniente de instituições públicas, 29% menor no quarto trimestre de 2023 ante igual intervalo de 2022, muito em razão de postergações das entregas dos pedidos causada pela forte estiagem na região amazônica, informou a empresa.