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Seguradoras e Corretoras

Porto registra lucro líquido de R$ 2,26 bi em 2023

Lucro líquido atingiu R$ 688,9 milhões nos últimos três meses do ano passado

Porto registrou a marca de 15,9 milhões de clientes em 2023 (foto: divulgação)

A Porto apresentou na noite desta terça, 27, o balanço consolidado dos seus resultados no quarto trimestre de 2023 e do ano completo, com indicadores positivos em todas as suas verticais de negócios: Porto Seguro, Porto Saúde e Porto Bank.

O lucro líquido foi de R$ 688,9 milhões no quarto trimestre de 2023, crescimento de 24% comparado ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, o lucro líquido dobrou, alcançando um resultado recorde de R$ 2,26 bilhões. Já o Retorno sobre Patrimônio Médio (ROAE) foi de 23,9% no trimestre e de 19,6% no ano.

No trimestre, a receita total teve aumento de 9,5% em comparação com o mesmo período de 2022, atingindo R$ 8,4 bilhões. No ano passado, a receita cresceu 16,2% no ano frente a 2022, alcançando R$ 31,7 bilhões.

A seguradora registrou a marca de 15,9 milhões de consumidores de seus produtos e serviços em 2023, com avanço na expansão orgânica dos negócios, incorporação dos clientes da CDF e a estreita relação com os mais de 37 mil corretores parceiros de negócios.

O retorno sobre as aplicações financeiras (ex-previdência) geridas pela Tesouraria da companhia foi de R$ 378,2 milhões no quarto trimestre de 2023, o que representa uma rentabilidade equivalente a 106,7% do CDI.

O índice de eficiência operacional recorrente, que leva em consideração a soma das despesas administrativas em relação à receita total, alcançou 11,7% tanto no trimestre passado quanto no ano acumulado de 2023, decorrente dos ganhos de produtividade observados no período.

No âmbito da digitalização das operações, a Porto registrou 49 milhões de interações e atendimentos digitais no último trimestre de 2023 e 53% dos acionamentos para serviços de carro ou residência do trimestre foram feitos por meio do Super App e do WhatsApp.

Seguros

Na Porto Seguro, os prêmios do quarto trimestre avançaram 4,3% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A maior contribuição para este ganho veio do segmento Patrimonial, com alta de 15,8% frente ao mesmo período de 2022.

Já o Vida expandiu 8,6%, alavancado pelo desempenho do segmento de Vida Coletivo (+22,6% vs. 4T22) e pelo seguro Viagem (+56,9% vs. 4T22). No Auto, o crescimento de prêmios foi de 2,7%, induzido pela expansão de 4,3% na frota segurada, o que representou um incremento de 245 mil veículos no período (vs. 4T22). No ano, o crescimento de prêmios da vertical foi de 12,1% em relação a 2022.

Saúde

Na Porto Saúde, as receitas cresceram 48,4% em relação ao quarto trimestre do ano anterior, alavancadas pela continuidade de uma expansão significativa dos prêmios do Seguro Saúde (alta de 52,9% na comparação com o ano anterior).

No ano, a vertical chegou a 543 mil beneficiários. A sinistralidade foi reduzida em 3,7 pontos percentuais em comparação aos três últimos meses de 2022 e 4,4 pontos percentuais em relação ao 3º trimestre de 2023, proporcionada pelas iniciativas de adequação tarifária, ações para redução de fraudes e melhoria na subscrição de riscos.

Banco

Na Porto Bank, vertical de negócios financeiros, na comparação com o quarto trimestre de 2022, as receitas totais superaram R$ 1,3 bilhão no trimestre, com uma expansão de 10,9% e destaque para o crescimento de 22% nas receitas de consórcio e o incremento de 160 mil negócios na vertical.

Em relação às Operações de Crédito, a inadimplência acima de 90 dias encerrou em 6,6%, com uma redução de 0,8 pontos percentuais frente ao 3º trimestre de 2023, permanecendo 0,6 pontos percentuais abaixo da média de mercado.

Em outros negócios, a companhia atingiu uma receita de R$ 203 milhões no último trimestre de 2023 (queda de 8,8% frente ao quarto trimestre de 2022). A redução é explicada pela desaceleração do ritmo da operação do Carro por Assinatura em 45,7%, na comparação com o mesmo período.

Serviços

A nova vertical Porto Serviço, lançada em dezembro de 2023, inicia sua jornada com o potencial de alavancar o volume de vendas no B2C e já tem intensificado parcerias estratégicas B2B para distribuição do seu portfólio de serviços. Os resultados desta vertical, considerando os rebates das seguradoras, serão divulgados a partir do 1T24.

Cabe destacar ainda que, em 2023, a Porto foi eleita a segunda marca mais forte do país pela Brand Finance e a 16ª marca mais valiosa pela Interbrand. A qualidade dos serviços prestados pelas verticais segue sendo reconhecida pelos clientes, com índices de NPS (Net Promoter Score) de 79 pontos nos seguros Auto e Residencial e 73 pontos do Cartão de Crédito Porto Bank.

A Porto também foi eleita como uma das dez melhores empresas para se trabalhar pelo ranking do GPTW (Great Place to Work) na categoria de maiores empresas do Brasil, e venceu o prêmio ESG, da revista Exame, na categoria Serviços Financeiros.

A companhia também passou a integrar a carteira do ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) da B3. As conquistas reforçam a essência da companhia de ser cada vez mais um porto seguro para as pessoas e seus sonhos.

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