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Seguradoras e Corretoras

HDI Brasil espera faturar R$ 14 bilhões em 2024

Grupo também promete criar marca de seguros brasileira “histórica”

Empresa concluiu duas aquisições bilionárias em 2023 (foto: Adobe Stock)

Expansão foi a palavra mais importante para o grupo HDI no Brasil em 2023. A empresa, que faz parte do grupo alemão Talanx e tem como acionista direto a HDI International AG, concluiu no segundo semestre do ano passado duas aquisições bilionárias: a da Sompo Consumer Seguradora, por mais de R$ 1 bilhão, e a do Grupo Liberty Brasil, pelo valor de US$ 1,065 bilhão (o equivalente a R$ 5,2 bilhões).

Com a conclusão das aquisições, o grupo HDI no Brasil passou a ocupar a segunda colocação no ranking de prêmios emitidos no segmento de ramos elementares no País, com receitas de R$ 12,8 bilhões e cerca de 6 milhões de clientes. No ramo automotivo, a companhia pula da sétima para a segunda posição de mercado.

Para 2024, a aposta continua alta, afirma o CEO do HDI Seguros, Eduardo Dal Ri. “A gente se tornou a segunda maior seguradora do Brasil. Neste ano, nós vamos tentar chegar aos R$ 14 bilhões (de faturamento). É outra dimensão”, conta o executivo sobre as expectativas da empresa.

Em 2023, a HDI teve um total de 4,4 bilhões de prêmios emitidos, crescimento de 3% em relação a 2022, e lucro de R$ 356 milhões. A Liberty, por sua vez, registrou R$ 7 bilhões de prêmios emitidos (crescimento de 12,5% em relação a 2022), e lucro de R$ 598 milhões.

Nova marca

Entre as ações previstas para alcançar o resultado projetado para 2024, a maior delas será a substituição da marca Liberty. “Temos que nos desfazer da marca Liberty, porque ela não pertence a gente”, explica Dal Ri. Segundo o executivo, a HDI vai usar a transição para chamar a atenção do mercado para o novo nome da empresa. “Vai ser um negócio histórico no mercado”, diz o CEO.

Dal Ri conta que a empresa está trabalhando em “uma marca tropical, feita para o Brasil, e criada por uma agência brasileira”. “Quando uma empresa muda de identidade dá uma notoriedade, ainda mais no caso da Liberty, que é bem conhecida no Brasil”, acrescenta. O executivo não deu mais informações sobre a mudança, mas acredita que a transição deve levar seis meses.

Além do barulho prometido com o marketing, Dal Ri afirma que a empresa vai continuar investindo na equipe de administração e na base de corretores para aumentar sua participação no mercado. Após a compra da Sompo e da Liberty, a HDI afirma que conta com uma equipe com cerca de 30 mil corretores.

“O mais importante para o grupo são os talentos que lideram essa história. No caso de uma seguradora, essas pessoas são os corretores e os parceiros de negócios. E você precisa manter e engajar esses talentos nos novos objetivos e na cultura da empresa”, diz.

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