Menu

Alimentos

M. Dias Branco tem ‘forte’’ resultado no 4ºtri2023, diz Itaú BBA

Ebitda da empresa ficou 4% acima da expectativa do banco

Empresa pode ter oportunidades de fusões e aquisições em 2024 (foto: Wikimedia Commons)

O Itaú BBA informa em relatório que a M. Dias Branco reportou “fortes resultados no quatro trimestre de 2023, com lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado 4% acima da nossa estimativa e uma margem Ebitda 20 bps acima da nossa estimativa”.

“Em nossa visão, os resultados do quatro trimestre de 2023 reforçaram o impulso construtivo da companhia no curto prazo à medida que recupera tanto a rentabilidade em termos absolutos quanto a participação de mercado sequencialmente”, relataram os analistas do banco Gustavo Troyano, Bruno Tomazetto, Daniel Sasson e Larissa Pérez.

Conforme os analistas, a redução dos custos do trigo no resultado da M. Dias em 2024 poderá gerar outra rodada de ganhos de rentabilidade. “Vemos espaço para ganhos em nossos números, uma vez que os custos de aquisição de trigo da indústria são atualmente inferiores aos da M. Dias.”

Olhando para o futuro, “a sólida posição do balanço da empresa deverá abrir-lhe espaço para procurar oportunidades de fusões e aquisições”, disseram os analistas.

Resultados

Na noite de sexta-feira, 23, a fabricante de alimentos M. Dias Branco informou que teve lucro líquido de R$ 341,9 milhões no quarto trimestre do ano passado. O resultado, recorde para o período, é 2.106% maior na comparação com igual período de 2022, quando a empresa reportou lucro líquido de R$ 15,5 milhões.

O Ebitda atingiu R$ 442,4 milhões, valor recorde no trimestre, avanço de 264,7% frente aos R$ 121,3 milhões do quarto trimestre do ano anterior. A margem Ebitda ficou em 16%, ante 4,4% de um ano antes, alta de 11,6 pontos porcentuais. A alavancagem da empresa (relação entre dívida líquida e Ebitda) ficou em 0,1 vez, ante 1,8 vez negativa reportada em igual período de 2022.

Já a receita líquida avançou 0,2% na mesma base comparativa, alcançando R$ 2,771 bilhões, ante R$ 2,765 bilhões do quarto trimestre de 2022. O aumento de 8,7% no volume comercializado compensou a queda de 7,8% no preço médio dos produtos na comparação anual do período. A empresa destacou a recuperação das vendas em volume de biscoitos, massas, farinha e farelo de trigo no último trimestre do ano.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas