As vendas dos lojistas dos shoppings da Multiplan aumentaram 9,6% no quarto trimestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, para R$ 6,902 bilhões – o montante foi recorde para um trimestre da companhia, informo a empresa em balanço divulgado na noite de quinta-feira, 8.
No ano inteiro de 2023, os shoppings da Multiplan registraram vendas de R$ 21,9 bilhões, crescimento também de 9,6% em relação ao ano de 2022. Com isso, a companhia ganhou participação no faturamento do setor, passando de 10,4% em 2022 para 11,3% em 2023. Todos os 20 shoppings da empresa tiveram expansão de vendas.
Em janeiro, a tendência positiva continuou. As vendas subiram 8,9% na comparação anual. “O crescimento nas vendas dos lojistas ressalta o desempenho sólido e consistente do portfólio da Multiplan, destacando a eficácia das estratégias da companhia e a resiliência de seus shoppings”, afirmou a empresa, citando ajustes no mix de lojistas e realização de eventos para atrair consumidores.
As vendas no critério mesmas lojas (abertas há mais de um ano) avançam 8,8% no quatro trimestre de 2023. O desempenho foi melhor para as lojas satélites, com crescimento de 9,4%, enquanto nas âncoras o aumento foi de 6,7%. Os segmentos com avanço mais forte foram os de serviços, com 17,1%, e de alimentação, com 10,5%.
O aluguel nas mesmas lojas teve alta de 4,6%. Considerando o reajuste do IGP-DI de 1,3%, houve crescimento real de 3,2%, destacou a Multiplan.
A ocupação dos shoppings subiu para 96,3% no quarto trimestre de 2023. Um ano antes estava em 95,2%. A troca de lojistas no trimestre somou 105 unidades. No ano, houve recorde, chegando a 584 lojas.
A inadimplência líquida dos lojistas ficou negativa em 1,1% no trimestre – isso acontece quando a recuperação de aluguéis supera os valores em atraso no período.