Menu

Setor financeiro

Santander: Brasil tem 2º maior resultado do Grupo em 2023

Resultado foi 25% menor que o de 2022, o que tirou da operação brasileira o posto de maior geradora de lucro para o banco

No 4ºTri de 2023, o lucro do Brasil para o Santander foi de 494 milhões de euros, queda de 18% em um ano (foto: Adobe Stock)

O Santander Brasil teve o segundo maior lucro líquido do Grupo em 2023, de 1,921 bilhão de euros, de acordo com o balanço divulgado pelo banco na Espanha nesta quarta-feira, 31. Foi um resultado 25% menor que o de 2022, o que tirou da operação brasileira o posto de maior geradora de lucro para o banco. O Santander Espanha ficou com a posição, com resultado de 2,371 bilhões de euros, alta de 52% em um ano.

No quarto trimestre de 2023, o lucro do Brasil para o Santander foi de 494 milhões de euros, queda de 18% em um ano. A baixa em um ano foi causada por provisões contra a inadimplência mais elevadas. Segundo o Grupo, os impactos se deram principalmente por provisões adicionais para clientes do atacado.

Em euros, as provisões do banco contra a inadimplência somaram 1,417 bilhão, alta de 26,5% em 12 meses.

O ano de 2023 foi de cautela para o Santander no Brasil. Ainda lidando com a alta da inadimplência de operações originadas até o final de 2021, o banco manteve as concessões de crédito concentradas em linhas de menor risco, como o crédito consignado. Estes negócios, no entanto, são menos rentáveis, o que reduziu o ímpeto das receitas do banco.

Houve ainda o impacto da recuperação judicial da Americanas. O Santander é um dos maiores credores da varejista, que aprovou o plano de recuperação judicial em dezembro passado. Este acordo ainda precisa ser homologado pela Justiça.

Brasil segue 1º em operação

O Santander Brasil manteve o posto de maior operação do grupo em receitas em 2023. Somadas as margens, ou seja, os resultados com operações que rendem juros, e as receitas vindas da prestação de serviços, o banco teve receita de 13,104 bilhões de euros no ano passado, alta de 1,5%.

O Grupo afirmou que a estratégia no Brasil é diversificar fontes de receita, com o aumento tanto da qualidade dos serviços quanto da rentabilidade. “Na gestão de patrimônio e em seguros, continuamos nosso plano de investimento no varejo”, disse o banco.

O Santander destacou que no private banking, segmento que atende a clientes de alta renda, o ano de 2023 foi de recorde de resultados. Em pequenas e médias empresas, o banco está redesenhando o modelo de serviço para “continuar a crescer”.

O balanço do Grupo também trouxe detalhes sobre as operações da Getnet, empresa de maquininhas controlada pela PagoNxt, a unidade de pagamentos do Santander. No Brasil, o volume capturado pela companhia cresceu 14% ano passado na comparação com 2022. O banco não detalha o volume.

“O foco no Brasil tem sido em crescimento rentável através de uma maior participação entre pequenas e médias empresas, nossos produtos de antecipação de recebíveis e serviços de valor agregado”, disse o Santander. A Getnet é a terceira maior empresa do setor no Brasil, atrás da Cielo, de Bradesco e Banco do Brasil, e da Rede, do Itaú Unibanco.

 

 

 

 

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:

Veja mais notícias de Empresas