O presidente da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), Sandro Gamba, afirmou há pouco que o mercado estima um crescimento de 1,3% para o PIB da construção neste ano. Se confirmado, será uma reversão em relação a 2023, ano em que a atividade do setor teve queda de 0,5%.
Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, Gamba afirmou que os números da construção em 2023 foram negativos devido ao primeiro semestre do ano, em que os índices de confiança do consumidor estavam mais baixos, e os juros, mais alto
Retomada da construção
“O segundo semestre de 2023 foi de retomada, com uma curva de crescimento”, disse ele. O executivo afirmou que essa tendência deve continuar para o ano de 2024.
Segundo ele, houve uma redução no volume de lançamentos de empreendimentos imobiliários no ano passado, o que se deve à estratégia das empresas do setor de consumir o estoque com que vinham operando. “O consumo de estoque é positivo para o próximo ciclo”, disse ele, apontando para uma possível aceleração dos lançamentos neste ano.