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Setor Elétrico

Investimento em eficiência energética de Neoenergia cresce 30% em 2023

Neoenergia investiu R$ 161,3 milhões nas áreas de concessão de suas cinco distribuidoras, aumento de 30% em relação a 2022

Neoenergia investiu R$ 161,3 milhões em eficiência energética nas áreas de concessão de suas cinco distribuidoras (foto: Ricardo Stuckert/PR)

A Neoenergia elevou em 30% seus investimentos em eficiência energética no ano passado, aplicando R$ 161,3 milhões nas áreas de concessão de suas cinco distribuidoras – Neoenergia Brasília (DF), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Elektro (SP/MS) e Neoenergia Pernambuco (PE), informou a companhia nesta sexta-feira, 19.Os recursos foram destinados por meio do Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Entre os destaques do programa estão a troca de mais de 900 mil lâmpadas LED para clientes residenciais e cerca de três mil instituições localizadas em comunidades populares. As distribuidoras também substituíram 2.447 geladeiras antigas no Distrito Federal, São Paulo e Pernambuco, sendo 717 para consumidores de municípios atingidos por chuvas nos estados de São Paulo e Pernambuco.

Na Bahia, a Neoenergia Coelba assinou convênio para instalar uma nova usina solar e um sistema de armazenamento de energia no Hospital Santo Antônio, o coração das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador. A distribuidora também assinou com a Prefeitura de Salvador a instalação de 13 usinas solares que totalizam 175 quilowatts-pico (kWp) nos telhados dos prédios do Residencial Mané Dendê, na comunidade Ilha Amarela. “O projeto está previsto para ser concluído este ano e será o primeiro da distribuidora para atender consumidores residenciais de baixa renda com geração solar fotovoltaica”, informou a Neoenergia.

Desconto

Em 2023, as cinco distribuidoras da Neoenergia reciclaram mais de 2,2 mil toneladas de resíduos por meio do Vale Luz, projeto que oferece descontos em contas de energia a partir da troca de resíduos, como papel, vidro, plástico e produtos eletrônicos. No período, as concessionárias descontaram mais de R$ 1,1 milhão em faturas de mais de 32 mil consumidores que trocaram quase 70 mil lâmpadas por aquelas mais eficientes do tipo LED.

Para orientar o consumo consciente, a companhia vem instalando medidores de energia, que coletam e disponibilizam dados em uma plataforma para que consumidores acompanhem seus gastos em tempo real. O projeto começou pela Neoenergia Coelba e será estendido para outras distribuidoras. A empresa também vem atuando em escolas públicas e outras unidades de ensino, que capacitaram 9,6 mil professores e mais de 222 mil alunos sobre o uso eficiente da energia elétrica.

 

 

 

 

 

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