Rebatizada como ROG.e, a Rio Oil & Gas vai trazer para o Brasil em setembro os presidentes globais das empresas de energia Equinor e TotalEnergies, informou hoje o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP). Anders Opedal, executivo-chefe da norueguesa Equinor, e Patrick Pouyanné, executivo-chefe da Total Energies, são as primeiras confirmações internacionais de peso na próxima edição do maior evento da indústria de óleo e gás do País, que vai acontecer entre 23 e 26 de setembro no Rio de Janeiro. Ambos os executivos participarão do “Strategic Talks”, que costuma trazer sessões de destaque com tempo maior para as intervenções dos palestrantes.
Além de aspectos intrínsecos ao setor, a ROG.e esse ano vai debater temas relevantes à economia global e à sociedade, como soluções de baixo carbono, pessoas, cultura e financiamento da transição energética, eixos temáticos da edição. A ideia é que lideranças do setor e autoridades dialoguem sobre os caminhos do segmento fóssil, convergência das novas matrizes renováveis e a meta de alcançar o “net zero” (neutralidade em emissões) até 2050.
“O IBP quer reforçar o Rio de Janeiro como capital da energia e porta de entrada para investimentos e negócios do setor no Brasil. A presença de Anders Opedal e Patrick Pouyanné vai enriquecer este diálogo. Ambos têm grande expertise no desenvolvimento de novas fontes de energia, tópico que será amplamente abordado na ROG.e”, diz em nota o presidente do IBP, Roberto Ardenghy.
De fato, além da forte presença no Brasil, Equinor e TotalEnergies estão na fronteira da conversão gradual de petroleiras em empresas integradas de energia, com negócios renováveis relevantes.
Novo nome
Como o Broadcast já mostrou, a mudança no nome do evento para ROG.e (lê-se Rógui) tem como um dos objetivos que a marca abrace novas fontes de energia e, ao mesmo tempo, preserve tradição e credibilidade.
Sob o lema “Conectando Energias”, a próxima edição 2024 do evento vai acontecer pela segunda vez consecutiva na zona portuária do Rio, em espaço ampliado para 55 mil metros quadrados. O projeto é ocupar seis pavilhões do Boulevard Olímpico e mais um galpão da região que será reformado. A última edição reuniu 58 mil visitantes e mais de 450 empresas.