O resultado operacional da Rumo de dezembro de 2023 veio cerca de 8% acima do esperado pelo Santander. Por conta disso, os analistas Lucas Barbosa, Lucas Esteves e Gabriel Tinem avaliam positivamente o desempenho do mês passado.
“Indica a eficiência da Rumo em absorver o aumento de demanda na baixa temporada impulsionado pela comercialização recorde da safra de milho”, apontam os especialistas.
A Rumo transportou 6,20 bilhões de toneladas por quilômetro útil (TKU) em dezembro do ano passado, alta de 15,3% na comparação anual e queda de 5,9% sobre os volumes transportados em novembro.
Malha Sul
Para o Santander, o resultado foi impulsionado principalmente pelo resultado operacional da Malha Norte e pela “inesperada, mas bem-vinda” expansão das operações na Malha Sul.
Em dezembro, a Rumo transportou 5,19 bilhões de TKU na Malha Norte, alta de 17%, na comparação com mesmo mês de 2022, e queda de 5,44% na comparação com novembro. Na Malha Sul, foram transportados 1,07 de TKU em dezembro do ano passado, com alta de 4,10%, ante dezembro de 2022, e queda de 7,90%, ante novembro.